Etiópia sediará a 4ª Conferência Mundial do Café

A 4ª Conferência Mundial do Café, prevista para março de 2016, será realizada em Adis Abeba, na Etiópia, juntamente com a 116ª sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela Organização Internacional do Café (OIC).

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, que chefiou a delegação brasileira, a qual participou das reuniões ordinárias da OIC no período de 3 a 7 de março, em Londres, informou que o Conselho também aceitou a proposta do Governo da Itália de realizar a 115ª sessão do Conselho Internacional do Café, em Milão, na Itália, em setembro de 2015, por ocasião da ExpoMilão e quando será comemorado o Dia Internacional do Café.

Entre os assuntos, foram discutidos temas como a situação do mercado e o seminário para o fornecimento sustentável no mercado de café.

De acordo com o secretário Fontelles, um dos principais objetivos da Organização, que reúne cafeicultores, governos, setor privado e agências internacionais, é servir como uma plataforma de consultas e negociações intergovemamentais sobre questões cafeeiras.

Integraram a missão brasileira representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), da Embrapa e parlamentares, além do diretor do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, Janio Zeferino da Silva.

Fonte: Ministério da Agricultura



X